INSPIRAÇÃO JUVENIL
Sexta-feira 26 de janeiro de 2018
Vencendo a ansiedade
Meu filho, não se esqueça da Minha lei, mas guarde no coração os Meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz. Provérbios 3:1, 2
A ansiedade é considerada o mal do século. Ela não afeta apenas a parte psicológica da pessoa. Dela decorre um fenômeno chamado somatização, que são os resultados físicos de problemas psicológicos. Segundo estudos, a ansiedade pode produzir no corpo efeitos como fadiga, diabetes, asma, baixa do sistema imunológico, doenças cardiovasculares, aumento do refluxo, inchaço do estômago e diarreia.
O ansioso tem excesso de futuro na mente. O texto bíblico de hoje, contudo, faz um contraponto. Quem segue os ensinos dos pais e de Deus não precisa sentir-se ansioso; tem uma vida longa de prosperidade e paz.
Salomão reproduziu aqui uma ideia muito semelhante ao conteúdo do quinto mandamento da lei de Deus. Os dois versículos de hoje compõem um conjunto harmônico de uma ordem e a razão para ela. A ordem é guardar os mandamentos no coração, ou seja, na mente.
A razão para essa ordem é que, fazendo assim, a vida será repleta de paz. É sempre bom lembrar que a paz de Deus não significa, necessariamente, ausência de conflitos, mas confiança mesmo em meio a lutas.
Quando a lei de Deus é vista como fonte de bênçãos, proteção e felicidade, a obediência deixa de ser um fardo e passa a ser uma fonte de alegria e paz. Porém, muitas pessoas ainda veem os mandamentos como um muro que tira a liberdade humana. Essa visão está errada. Na verdade, a lei de Deus é uma cerca que protege do mal. É como se fossem placas na estrada da vida, indicando os caminhos mais seguros para trilhar.
O primeiro mandamento, por exemplo, nos livra de uma vida religiosa confusa e sem esperança. A observância do sábado tranquiliza o coração, previne a ansiedade e nos lembra de que Deus, como Criador, é amoroso para cuidar dos mais íntimos detalhes da nossa vida e poderoso para resolver nossos reais problemas. O sétimo protege relacionamentos amorosos e nos livra da angustiante escalada por prazer que caracteriza a sociedade atual. O coração humano só tem a verdadeira tranquilidade quando está sob a proteção divina.
Por isso, confie em Deus e obedeça a Seus ensinamentos. Assim, você caminhará tranquilo nesta vida e prolongará a sua existência pela eternidade.

Comentários